Barra Grande do Piauí é um vilarejo no litoral cercado de rios que deságuam no mar, criando manguezais de fauna exuberante e cenários paradisíacos.
Próximo ao mar, uma grande lagoa forma condições perfeitas para remar ou velejar por águas calmas numa paisagem única.
Em Barra Grande é possível encontrar berçários naturais de pássaros e cavalos marinhos, a presença de peixes-boi, ótima gastronomia, o sol sempre presente e os ventos perfeitos para velejo, especialmente o Kitesurf.
A temporada de ventos inicia em Julho e vai até o final de Janeiro. Em Outubro e Novembro, a velocidade costuma passar dos 30 nós ao cair da tarde, deixando o calor do sol imperceptível e o velejo nas águas mornas em condições perfeitas.
Barra Grande começou seu turismo após ser descoberta por velejadores do Kite Surfing no imenso litoral brasileiro.
O estado do Piauí demorou para ser associado como destino turístico no litoral brasileiro. Porém, com o passar dos anos e a excessiva divulgação do restante do litoral, em especial o nordestino, o Piauí começou a surgir no circuito dos viajantes em busca de sossego, belas paisagens e contato com a natureza.
Barra Grande é uma praia do município de Cajueiro da Praia, localizada a 332 km da capital Teresina e a 78 km da cidade de Parnaíba, a segunda maior do estado. Não é fácil se perder no litoral do Piauí, já que o mesmo tem apenas 65 km de extensão.
Ponto central da Rota das Emoções (que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses), Barra Grande é um ótimo ponto de parada para os aventureiros que decidem explorar esta rota.
O Kitesurf é o esporte mais em evidência, devido à abundância dos ventos constantes e pela posição paralela à praia (Side on shore). Por essas características, Barra Grande também é considerada uma das melhores praias tanto para os profissionais quanto para os iniciantes. Existem algumas escolas de Kite espalhadas pela cidade.
Não é a toa que nos apaixonamos por este pequeno espaço de litoral inexplorado e resolvemos construir aqui o Terra Patris! Atellier Pousada.
O que fazer em Barra Grande
Durante o dia:
O mais indicado é almoçar ou beliscar em uma das barracas de praia, apreciando a vista do mar. Há alguns restaurantes na praça da Igreja e na rua Principal que abrem neste período também.
Depois de definir um ponto de apoio para ficar na praia, aproveite para fazer algum esporte, como o kitesurf, stand-up paddle ou caminhada. O passeio do cavalo marinho também é uma ótima opção para conhecer o mangue!
Durante a noite:
Ir ao centro noturno de Barra Grande. Não é o centro da vila propriamente dito, mas a área de restaurantes, bares e lojas charmosos, que abrem nos finais de tarde. Não faltam opções para escolher para jantar ou tomar um drink! Apenas preste atenção ao horário: a maioria dos estabelecimentos fecha a cozinha às 22:30!
Caso vá na baixa temporada (após o Carnaval, até o final de Maio), previna-se: a maioria dos estabelecimentos estará fechada durante a semana.
Passeios
Passeio do Cavalo Marinho e Lagoa do Mangue:
Passeio feito pela Associação dos Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur) em um barco pelo mangue passando até o estuário do Cavalo Marinho.
Coroa de Iemanjá:
Na maré baixa, é possível caminhar mar adentro para a Coroa de Iemanjá, uma faixa de areia exposta. Esta formação de pedras em forma de coroa só aparece com a descida da maré e proporciona uma vista especial de Barra Grande.
Esportes
Kitesurf:
Para os já experientes ou iniciantes, há diversas escolas e as condições perfeitas para velejar ou aprender. Se tiver pelo menos 5 dias de estadia em Barra Grande, não deixe de fazer o curso (você vai se arrepender de não ter feito no final da viagem).
- Não deixe de velejar na boca do Mangue (lagoa). É possível agendar uma carroça para te levar ou buscar, caso não queira fazer 1 hora de caminhada ou 20 minutos de downwind ou ainda 45 minutos de upwind.
- Agende com um grupo para descer até as praias de Luís Correia. Para a volta, atenção: não há ônibus ligando as cidades, portanto é sempre necessário um carro de apoio para busca-los no ponto final do downwind.
SUP (Stand-up paddle) e Caiaque:
Sem vento, é possível alugar uma prancha ou caiaque e praticar no mar. Se estiver ventando, o mais indicado seria fazer um passeio no mangue.
Caminhadas:
É possível percorrer a praia toda a pé, preferencialmente na maré baixa, quando fica mais firme. À esquerda do vilarejo (sentido oeste), a caminhada leva até a ponta da praia, de onde é possível avistar a praia de Macapá, passando pelo mangue e a lagoa. À direita do vilarejo (sentido leste), fica a praia da Barrinha, uma caminhada solitária pela parte da praia quase deserta. No final, há um braço de mar que entra cortando
Atenção!
Barra Grande também recebe tartarugas na época da desova (Fevereiro a Abril). Aqui também é proibido trafegar com veículos na praia! Respeite!Ajude na campanha S.O.S. Barra Grande Limpa recolhendo seu lixo da praia e descartando-o em local adequado. A vila agradece!