Porque todo mundo precisa de férias (inclusive quem mora em Barra Grande)

e44a6f32e15cb53ee479b2697e759e2e_XL.jpg

E mais uma temporada passou... Pra quem não sabe, a temporada do turismo em  Barra Grande é em função do vento. Ele, que é uma constante na chamada alta temporada (de Julho a Janeiro geralmente), começa a diminuir no mês de Fevereiro, até dar espaço para as chuvas de “inverno” (entre aspas, já que não faz frio nunca) entre Março e Maio. E chuva em praia significa turismo em baixa.
Pra quem trabalhou muito na alta, a baixa é um período essencial de entressafra, onde sobra mais tempo no dia-a-dia para planejar, analisar a temporada que passou e se preparar para a temporada que está por vir. Mas, se a gente trabalha tanto na alta e chega a baixa a gente continua trabalhando... Quando é que a gente descansa e tira férias?

Essa é uma indagação recorrente aqui na pousada. Muitos hóspedes tem curiosidade de saber como é nosso dia-a-dia, já que parece que temos muito tempo livre. Mas não! Tempo livre, livre mesmo, não existe por aqui. Aliás, não tem nem dia livre, nem final de semana. Porque, mesmo que a pousada não tenha hóspedes no dia, não significa que não estamos trabalhando. Acho até que é a hora que trabalhamos mais, pois planejamos mais e executamos mais novas idéias quando não temos a rotina de hóspedes por aqui. E, morando dentro da pousada, a gente acaba ficando 24 horas se dedicando ao trabalho. Não tem hora pro telefone tocar, pro email chegar... Além disso, tem toda a manutenção envolvida, coisas que temos que olhar todo dia, para que tudo esteja pronto caso um hóspede chegue. Ou seja, pra quem achava que a gente vive de férias no paraíso... Está muito enganado!
Baixa é também um momento que a gente aproveita a folga e vai ver a família em Campinas. Dessa vez, fomos separados para lá e assim a pousada não parou. Trabalhamos direto até a Páscoa e, logo depois do feriado, baixou aquele cansaço, desmotivação, indagações do passado x presente x futuro. Um acumulado de tudo o que rolou durante a temporada: obra (lembram da piscina?), contas, mudanças, idéias, análises de ocupação, a grande dúvida de construir mais ou não, 2 TVs queimadas (obrigada Eletrobrás, por mais essa), contratação de funcionários... Foi aí que percebemos que as nossas idas a Campinas não são férias, pois, sem querer, voltamos ao ritmo frenético da urbanidade. É todo mundo com pressa, muito ocupado, tudo está caro, é tudo necessário pra já. Queremos ver muitas pessoas, fazer muitas coisas em pouco tempo. E o trânsito e a insegurança da violência. É tudo aquilo que fugimos batendo de frente com as nossas novas atitudes, cada vez mais caiçara. Ou seja, nada de descansar.
Foi em um dia, depois de uma chuva, sem energia elétrica (mais uma vez, obrigada para a Eletrobrás), que começamos a indagar o que estava errado. Agora que a gente não tem chefe, não tem que ficar pedindo férias pro RH e ainda moramos numa região cheia de belezas naturais, pra onde é fácil escapar por uns dias, a gente estava deixando passar muitas oportunidades. Então paramos de enrolar e decidimos tirar férias, antes que algo aparecesse e acabasse com os planos. Foi tudo muito rápido: desde decidir pra onde ir até comprar as passagens. Tudo pra não ter tempo de desistir.
E quer saber... Foi bom demais. Em todos os sentidos. Pra nossa cabeça, pro nosso convívio, pros nossos planos, até pra pousada. Voltamos cheios de idéias e com um pique de pôr tudo em prática que parece que acabamos de mudar pra cá. Tudo novo, tudo fresco.
Não consigo deixar de lembrar do sábio conselho que recebi do meu ex-chefe: “Você está estressada, precisa de férias”. Se não fosse este conselho, não teríamos viajado para Barra Grande no Reveillon de 2009 e nem estaríamos aqui hoje. Então, a partir de agora, vamos dar cada vez mais valor para as férias em nossas vidas. E nos planejar para que elas sejam cada vez mais longas, mais intensas e mais proveitosas. Quem sabe assim, um dia, poderemos viver 100% do tempo de férias. Se bem que... Pra tirar férias tem que trabalhar né? Então vamos trabalhar que a temporada está só começando!

Mas sempre de olho nas próximas férias... smiley

Você está visualizando atualmente Porque todo mundo precisa de férias (inclusive quem mora em Barra Grande)