Pãozinho de batata doce e sementes: alternativa saudável

Tudo começou quando a nossa horta nos forneceu a nossa primeira batata doce.

Quanto orgulho! Mas ela era tão grande, mas tão grande, que eu e o Marco não daríamos conta de comer toda antes que estragasse. Logo pensei em fazer um bolo com ela.
Só que eu não tinha nenhuma receita... Então fui procurar uma receita na internet para aproveitá-la e, para minha surpresa, encontrei várias na onda "sem glúten e sem lactose". Já estava querendo aprender receitas para dietas com restrição, justamente para poder oferecer aqui na pousada aos hóspedes que tem esta necessidade.

Ainda mais de um pãozinho!
Ninguém merece ficar com vontade de um pãozinho no café da manhã da pousada e não poder comer justo nos seus dias de descanso, não é?
Uma receita muito famosa é do pão de queijo fake (falso) ou fit, ou ainda vegano. No meu caso, prefiro chamá-lo de pãozinho de batata doce, já ele não vai queijo mesmo e de falso ele não tem nada!
Fica parecido? Sinceramente, eu acho que são dois pães de gostos completamente diferentes. O pão de queijo é mais salgadinho e crocante. O pão de batata doce é mais adocicado e macio.
Quem experimenta, geralmente se surpreende!

É a receita campeã que os hóspedes pedem, por isso a escolhi para estrear esta nova ala do blog!
As combinações e proporções que você encontra na internet são parecidas, fica difícil dizer quem é o real autor. Hoje, de tanto que faço, já faço meio no olho, porque depende da batata que você usar, de quanto tempo ela cozinhou, enfim... Faça você mesmo e atente à consistência da massa! Tem tudo explicadinho na receita abaixo, que eu adaptei de alguns instagrams: @viversemtrigo, @nandap_carneiro e @thaismassa (entre outros).

Pãozinho de batata-doce

Ingredientes

​> 1 & 1/2 xc (xícara de chá) de batata doce cozida e amassada como purê

> 1 xc de polvilho doce

> 1 xc de polvilho azedo

> 1 cS (colher de Sopa) de sal marinho

> 1/4 xc de óleo (pode usar qualquer óleo, nós usamos coco, azeite ou babaçu)

> 1/2 xc de água (ou o quanto baste)

> sementes a gosto(chia, linhaça, gergelim...) - pelo menos 2 colheres de sopa

Modo de Preparo

​Faça o purê de batata doce: cozinhe as batatas ou asse em papel alumínio até ficarem macias. Amasse com um garfo ou amassador até formar um purê liso. Se a batata for mais seca, vale a pena adicionar um pouco de leite de coco até atingir uma consistência de purê liso.

Adicione o polvilho e o sal e misture com uma colher.

Coloque o óleo e a água, sempre aos poucos, para ir amassando com as mãos. Pode ser que você não use toda a água.

A massa deve adquirir uma textura macia, que não gruda nas mãos. Se começar a grudar, provavelmente foi muita água ou óleo: acrescente mais polvilho, também aos poucos, até a massa não grudar.

Adicione as sementes e amasse mais um pouco para espalhar bem.

Faça bolinhas como a massa, como de pão de queijo, arrume em uma assadeira e leve para o congelador por cerca de 2 horas. Depois é só assar em forno médio pré aquecido por 30 a 40 minutos. Você também pode guardar em saquinhos plásticos no freezer (duram até 3 meses).

Dica para pãozinhos perfeitos

A receita é ótima para inventar e se arriscar na cozinha! Não tem batata doce? Pode usar sem medo outro tubérculo para o purê: batata inglesa, macaxeira (ou aipim ou mandioca), inhame, cará, mandioquinha, abóbora...Dica do Terra Patris!

​A mistura de polvilhos é essencial para criar o efeito de pão de queijo nessa receita! O polvilho doce da corpo para o pãozinho, enquanto o polvilho azedo dá expansão.
Claro, se não tiver os dois em casa, vale usar apenas um tipo, com a quantidade dobrada.

Você está visualizando atualmente Pãozinho de batata doce e sementes: alternativa saudável