É impressionante como tem aumentado o número de pessoas que não comem glúten. Tenho percebido que as opções sem glúten saem super rápido no café da manhã aqui do Terra Patris!, como o pão de queijo e a tapioca.
Conversando com os hóspedes, vejo que também tem muita gente descobrindo intolerância ao glúten (e/ou lactose) ou, simplesmente, optou por reduzir ou eliminar o consumo da proteína.
Mas quem não tem saudade de comer um pão bem gostoso? Eu adoro pão, não sou intolerante ao glúten, mas evito pães brancos de padaria. Adoro pão integral, mas as vezes gosto de alternar com um pão sem glúten, porque acho uma maneira diferente de variar os nutrientes da alimentação.
E a tal da biomassa?
Depois que nossa querida bananeira rachou, acabamos com um cacho de banana bem verde, com cerca de 2 dúzias de bananas, na nossa cozinha. Veja bem, banana verde recém saída do pé e orgânica, só vinha uma receita em minha mente: biomassa de banana verde! Já havia tentado uma vez, sem sucesso. Mas vendo a ocasião perfeita na minha frente, pensei em fazer a bendita biomassa e depois pensar um uso para ela.
Claro que veio a ideia do pão logo de cara. E lá fui pra internet buscar referências pra minha receita de pão sem glúten de biomassa. Obrigada às queridas que serviram de inspiração: Paula do instagram @viversemtrigo e Nanda Cardoso do @nandacardoso. E o melhor de tudo? Super prática e rápida de fazer!
Receita de Pão sem Glúten de Biomassa de Banana Verde
Ingredientes
> 1 xícara de farinha de arroz;
> 1/2 xícara de polvilho doce;
> 1/4 xícara de fécula de batata ou amido de milho;
> 1 cs (colher de sopa) de açúcar mascavo ou demerara;
> 1 cc (colher de chá) de sal;
> 1 cc de goma xantana (serve para dar mais liga à massa - se não tiver, faça sem);
> 1/2 xícara de biomassa (*) veja a receita da biomassa no fim do post;
> 4 ovos;
> 1/4 xícara de óleo saudável (coco, coco babaçu, azeite);
> 1 cs + 1 cc de fermento biológico (de pão);
> 1 cc de fermento químico (de bolo);
> sementes para decorar (gergelim, chia, girassol...)
Modo de Preparo
Misture os secos, inclusive o fermento. Bater um pouco os líquidos (separadamente) para incorporá-los.
Adicione os secos aos líquidos e bata bem novamente. Deixe a massa descansar já em uma forma de pão, dentro do forno desligado, por cerca de 30 minutos.
Decore o pão com as sementes antes de colocá-lo para descansar!
Depois asse em forno baixo preaquecido por 30 a 40 minutos.
Espere esfriar para retirar da forma e cortar.
Dicas pro pão sem glúten perfeito:
* O segredo do pão sem glúten é o uso de diferentes farinhas, que complementam entre si. Neste caso, farinha de arroz, polvilho doce e fécula de batata dão super certo.
* Um mix de farinhas sem glúten, que já é comprado pronto em sites como da Zona Cerealista, serve como substituto para todas as farinhas da receita. Por exemplo, você usaria 1 + 3/4 xícara de um mix de farinhas nesta farinha, no lugar da farinha de arroz, polvilho doce e fécula ou amido. Ou pode você mesmo fazer seu mix em casa!
* O uso dos dois fermentos é opcional. Na receita original, era um ou outro. Mas gostei do resultado com a mistura!
* A goma xantana é uma alternativa natural para pães sem glúten, pois funciona como um espessante. Faz o pão ficar menos esfarelento e mais firme.
* Deixe o pão descansar! É incrível o tanto que o pão cresce, então vale a pena ter a paciência.
* A mesma paciência vale para desenformar e cortar o pão. Se feito enquanto quente, o pão vai esfarelar todinho. Aguarde que ele esfrie por completo para então fatiar.
* Dica infalível do @marcelofacini para assar pães sem glúten no forno convencional: adicionar uma forma com água no fundo do forno, assim que for ligá-lo para pré-aquecer. A água vai formar vapor, deixando o forno úmido, mais propício para o crescimento das massas sem glúten.
Dica do Terra Patris!
Conserve o pão sem glúten SEMPRE na geladeira ou congelador. Por levar ovos, ele tende a estragar muito rápido se mantido em temperaturas altas (como as do Piauí).
Para facilitar, conserve já fatiado. Aí é só usar a sanduicheira pra ele ficar crocante e pronto pra consumir!