Vento constante e uma das praias mais belas do mundo
Jericoacoara dispensa apresentações. Eleita uma das dez praias pra se conhecer no ano de 2017, a (antigamente) pequena vila de pescadores hoje já é uma das mecas do turismo no estado do Ceará. Também, não é pra menos: lagoas de água doce em meio a parques e dunas, dunas na beira da praia, pedras como a Pedra Furada, pôr do sol no mar... Jeri, como é apelidada por aqui, faz por merecer o título. A vila cresceu muito nos últimos dez anos, então prepare-se para encontrar mais um local turístico agitado e menos uma pequena e pacata vila de pescadore.
Já a praia do Preá, pertencente ao município vizinho a Jijoca, Cruz, é a praia mais próxima do novo aeroporto de Jeri. A praia do Preá é muito procurada pelos kitesurfistas, por não ter restrição de área de praia, como em Jeri. A vila também tem crescido bastante, mas em um ritmo mais lento que Jeri, o que ainda mantém uma atmosfera de cidade pequena, em contraponto com o intenso tráfego de veículos passando por aqui, todos em direção a Jeri.
O kite spot
Em Jeri a praia é toda delimitada de acordo com o tipo de uso permitido. Por exemplo, o canto direito, onde formam as ondas, é permitido somente para windsurf, surf e SUP. Na parte central da praia, o acesso é permitido apenas para banhistas. Kitesurf é permitido apenas na praia da Malhada ou a downwind da duna do pôr do sol. Talvez por isso os kitesurfistas que ficam em Jeri prefiram passar o dia no Preá ou na Tatajuba, onde o kite é liberado.
No Preá a praia toda é adequada para a prática de kitesurf. As condições de mar são mais agressivas, com ondas, mas não boas para kitewave. Um dos downwinds mais incríveis de toda costa é o downwind Preá a Jeri perto do horário do pôr do sol.
Quando ir
Sempre de Julho a Janeiro, sendo o pico dos ventos nos meses de Outubro e Novembro, prepare-se para mais de 30 nós nestes meses!
Onde ficar
A opção entre Jeri e Preá vai depender dos seus planos de kite.
Em Jeri há mais opções que no Preá, mas geralmente os valores tendem a ser mais caros e as pousadas oferecem menos. Nós sempre variamos, tem vezes que preferimos ficar em Jeri (quando vamos mais para curtir a noite ou com amigos) e outras no Preá (quando queremos velejar mais).
Pousadas que gostamos em Jeri: Pouzada do Maurizio (simples, porém completa e localização perfeita) e La Vie Jeri (mais de canto, mas com muito charme).
Já no Preá, recomendamos sempre a Kite Brazil Hotel (mais escondida, mas com quartos e detalhes lindos), Vila Preá (praqueles momentos que vale a comemoração a beira mar) e a nova pousada Na Beira do Mar.
Pousada do Mauricio - Jericocoara Ceara Brasil
Pousada La Vie Jeri
Onde comer
Em Jeri há infinitas opções de comidas, para todos os gostos e bolsos. Nós fomos recomendamos:
* Tamarindo - combinações diferentes inusitadas neste premiado restaurante de Jeri.
* Na Casa dela - restaurante de comida nordestina, servida com rusticidade e charme.
* Kaze Sushi Bar - pra quem, como nós, ama comida japonesa. O Kaze sempre oferece peixes frescos e de alta qualidade. Somos fãs e sempre vamos lá!
* Bistrôgonoff - comida de dia a dia, com sabor e preços bons.
* Gelato e Grano - sorveteria italiana que não dá pra perder!
* Casa de Pedra - creperia, tapiocaria, hamburgueria e sorveteria, aberta o dia todo.
No Preá ainda não há muitas opções, mas o que gostamos e recomendamos:
* Mar Azul - próximo a praia, peça o polvo grelhado.
* Cabaré do Vento - barraca de praia, cardápio leve e criativo.
* Vila Preá - lanches, saladas e um açaí caprichado, além de pratos principais, foi nossa escolha nas muitas vezes que estivemos no Preá.
(*) Nós ainda não fomos, mas ouvimos ótimos reviews da pizzaria Vero Capo.
Como chegar
Chegar em Jeri, apesar de parecer difícil, pode ser feito de algumas maneiras diferentes. O caminho principal e inicial, sempre será pela CE-085.
Opção 1: Via praia do Preá
No município de Cruz, pegar a entrada para a praia do Preá (cerca de 12 km no asfalto recém-construído). Depois, seguir pela praia (caso a maré esteja baixa) ou pelos caminhos demarcados com pequenos postes.
Opção 2: Via Jijoca e Parque Nacional - somente 4x4
Entre no município de Jijoca e procure um guia para atravessar o parque, somente quem está com veículo 4x4. Caso não seja seu caso, deixe em um estacionamento e siga de D-20 para Jeri.
Opção 3: Via Camocim (pela praia) - somente 4x4
Entre no município de Camocim e vá até a área das balsas (basta seguir sempre reto na entrada). Contrate um guia ou combine de seguir outro veículo. Por esse caminho, totalmente pela praia, você já conhece parte das comunidades no meio do caminho, como a Tatajuba (outro kite spot) e Mangue Seco. Também passa por algumas balsas, enfim, é um passeio e tanto!
Guia Rápido
Kite spot: Preá e Jericoacoara
Localização: Cruz e Jijoca, CE – 284 e 298 km de Fortaleza
Temporada: de Junho a Janeiro
Como chegar:
- A partir de Fortaleza: pela CE-085. São cerca de 280 km a partir do centro de Fortaleza.
- A partir do oeste do estado do Ceará (Piauí, Maranhão e demais praias do Ceará): o acesso principal também é feito pela CE-085, também conhecida como Rota do Sol Poente. Verifique a opção escolhida para chegar a Jeri.
Principais kite spots próximos:
- Guriú, Lagoa Grande, Tatajuba, Preá, Barrinha
Principais Downwinds partindo do Preá:
- Jeri: 12 km
- Guriú: 20 km
- Tatajuba: 30 km
- Camocim: 45 km
- Maceió: 60 km