Kite trips - Cumbuco

A praia mais procurada pelos kitesurfistas no Ceará

Não dá pra falar de kitesurf no Brasil sem falar no Cumbuco. A praia, localizada na cidade de Caucaia, nos arredores de Fortaleza, é um dos spots prediletos dos kitesurfistas e windsurfistas quando visitam o Nordeste. Os ventos alísios, que sopram a side onshore na praia, permitem a prática do esporte quase durante o ano todo.

Vários fatores contribuem para a praia tão procurada pelos kitesurfistas: a proximidade com Fortaleza (apenas 30 km do centro), a grande estrutura de hospedagens e restaurantes, o vento sempre constante e a lagoa do Cauípe, um dos spots mais famosos para a prática de freestyle. Não raro veem-se mais kites na lagoa do que no mar.

A proximidade do Aeroporto Internacional de Fortaleza (Pinto Martins) – 40 km – faz com que a grande maioria dos kitesurfistas em tour pela costa cearense passe pelo menos uma noite na praia do Cumbuco. A parada é muitas vezes feita logo na chegada ou na partida, facilitando o deslocamento até o aeroporto e também a preparação do equipamento para a viagem.

 

O kite spot

O velejo no Cumbuco é feito em basicamente em dois tipos de spots: na praia ou nas lagoas do Cauípe ou da Tabuba.

A praia do Cumbuco é bem extensa e é possível velejar em toda essa extensão. Em toda a área construída da orla é proibida a circulação de veículos. A faixa de areia também é bem larga, o que facilita bastante para decolar e aterrissar o kite com segurança. Um recife de corais a cerca de 300 metros da costa garante que a água seja calma em algumas áreas, principalmente na maré baixa. Bares dos hotéis a beira mar e barracas se espalham e garantem espaço para todos nos momentos entre o velejo.

A lagoa do Cauípe, o spot mais famoso da área, é uma grande lagoa (cerca de 20.000 m2) de água doce, localizada a aproximadamente 5 km (downwind) do final da praia do Cumbuco. Com ventos fortes e totalmente flat, é o spot preferido para a prática de manobras. Muitos nativos e locais se encontram todo final de tarde na lagoa, para praticar kite até o pôr do sol. Pode-se chegar à lagoa do Cauípe de três maneiras: pelo mar em downwind, pela praia (de buggy ou 4x4) ou pela estrada da lagoa da Banana. Algumas barracas de locais atendem os kitesurfistas na beira da lagoa. Em frente à essas barracas você também consegue descolar uma corrida de buggy de volta ao Cumbuco.

A lagoa da Tabuba está localizada a upwind de Cumbuco, a cerca de 13 km do final da praia. Muitos kitesurfistas pegam um buggy até lá durante o dia, velejam e depois retornam para o Cumbuco pelo mar, em downwind.

 

Quando ir

Para quem procura kitesurf, entre os meses de Julho e Janeiro é quase certo que estará ventando bem (entre 15 e 30 nós). O vento é mais fraco que no litoral do Piauí, mas em compensação, rola também em alguns dias da baixa temporada com mais frequência e estabilidade. Nós estivemos lá no mês de Setembro por 3 noites e não conseguimos velejar com nossos kites pequenos (6 e 7 m2), mas vimos muitos kites maiores (de 9 a 12 m2) se divertindo.

 

Onde ficar

Cumbuco tem uma infinidade de opções de hospedagem, desde grandes hotéis até pequenas pousadas, apartamentos completos, casas e albergues. Os preços variam bastante também.

Nós sempre optamos por pesquisar no Trip Advisor e escolher a que se parece mais com nosso estilo de viagem. Nós ficamos na Pousada Sextaquadra, tanto pela boa reputação no Trip Advisor quanto pelo estilo.

Fomos recebidos pelo Fábio, um dos italianos donos da pousada. Ficamos em um dos quartos com vista para o jardim, mas tem também com vista para a piscina. Lembra que falamos que sempre preferimos ficar de canto?

Gostamos bastante da hospedagem lá. O café da manhã é bem variado, o pessoal está pronto para ajudar com qualquer coisa. A localização também é boa: próximo da praia (25 m), mas mais afastado do centrinho (cerca de 1 km). Apesar de estar ao lado da rodovia de entrada do Cumbuco, a pousada é bem silenciosa e dormimos muito bem. Enquanto estivemos lá, a pousada estava em reforma: novos quartos em frente á piscina estavam sendo construídos.

O Fábio, que também dá aulas de kite, nos deu todas as informações sobre o velejo na área. Infelizmente não conseguimos velejar, pois fomos muito otimistas e só trouxemos nossos kites pequenos... Mas tudo bem: foi ótimo para conhecer melhor a região! Na noite em que jantamos na pousada, pudemos conversar bastante com o Fábio e trocar experiências da vida de pousadeiros. O Fábio também adora cachorros como a gente e tem dois pequenos que moram com ele na pousada.

 

Onde Comer

Também não faltam opções para comer durante o dia e a noite no Cumbuco. Restaurantes charmosos, de culinária local ou internacional, pizzarias, barzinhos e lanchonetes se espalham pela área central.

Nós fomos a alguns restaurantes à noite, em uma churrascaria e em uma barraca de dia. Destaque pros frutos do mar! Uma noite também jantamos na pousada Sextaquadra.

Sugestões para o dia: procure um dos bares de beira de praia, assim dá pra velejar e ter tudo o que precisa de um restaurante. As barracas brasileiras são bem no estilo das barracas cearenses: cardápios extensos com várias opções de pratos com frutos do mar. Para almoçar mais barato, a churrascaria do Gaúcho é uma boa opção. Tem duas filiais, uma mais próxima da praia (a original) e outa mais afastada. Comida boa, bem servida, preço justo (pelo menos no almoço).

Sugestões para a noite: o restaurante Castanha logo nos conquistou com o ambiente: uma árvore centenária no meio das mesas. A comida tem jeito requintado, mas é bem simples e com ingredientes locais. Já o Muda tem arquitetura mais contemporânea e pratos para todos os gostos: desde saladas até hambúrgueres e pratos com peixes e carnes. Destaque para o menu (variado e criativo) de bebidas. Ficamos com curiosidade de conhecer o Secret Spot, mas não foi desta vez! No restaurante do hotel ficamos só nos petiscos e também estava excelente!

 

Como chegar

Nós estivemos na praia do Cumbuco em Setembro de 2014. Demoramos a conhecer lá principalmente por causa da distância de Barra Grande: cerca de 400km. Por isso, precisamos de mais uns dias, já que a viagem leva pelo menos 5 horas e meia. A rota é feita toda pela CE-085, a principal rodovia do litoral do Ceará. Saímos de Barra Grande por volta do meio dia, mas paramos para almoçar no caminho e ainda enfrentamos a estrada em reforma (chegando em Fortaleza). Acabamos nos perdendo e demoramos mais de 7 horas para chegar. Chegamos já era noite. Mas não foi um problema, já que a cidade tem várias opções de restaurantes que ficam abertos até as 22h30, 23h.

(*) A informação mais atual que temos hoje é que a estrada foi concluída e está bem sinalizada para chegar ao Cumbuco!

 

Guia Rápido


Kite spot: Cumbuco

Localização: Caucaia, CE – 30 km de Fortaleza

Temporada: de Junho a Janeiro

Como chegar:

  • A partir de Fortaleza: pela CE-90 (acesso pela Beira Mar da capital ou pela CE-085). São cerca de 33 km a partir do centro de Fortaleza.
  • A partir do oeste do estado do Ceará (Piauí, Maranhão e demais praias do Ceará): o acesso principal também é feito pela CE-085, também conhecida como Rota do Sol Poente. Após o município de São Pedro, acesse a CE-090, em direção à Lagoa do Banana.

Principais kite spots próximos:

  • Praia do Cumbuco, Praia de Icaraí, Lagoa do Cauípe, Lagoa da Tabuba

Principais Downwinds partindo de Cumbuco:

  • Lagoa do Cauípe: 10 km
  • Taíba: 40 km
  • Paracuru: 55 km
  • Lagoinha: 80 km
  • Outras opções: partir da Tabuba ou Icaraí em direção ao Cumbuco (cerca de 10 km)

Atenção: entre Cumbuco e Taíba está localizado o Porto de Pecém. Atenção redobrada para cruzar a barreira do porto!