Já que temos que ir... Vamos cedo! Temos que cruzar todo o estado do Rio Grande do Norte hoje e são mais de 400 km... Até queríamos passar pelo norte do RN (principalmente em São Miguel do Gostoso), mas o cronograma apertou e amanhã precisamos estar em Fortaleza.
Já que a ida a Fortaleza seria inevitável (o meu vôo para buscar os cachorros sairia de lá), resolvemos parar em uma praia mais tranqüila do Ceará. Canoa Quebrada foi a escolha por ser mais próximo que outras opções e também pela proximidade com a capital.
A viagem foi um pouco longa, mas conseguimos chegar à Canoa Quebrada perto das 15 horas. Surpreendeu-nos a quantidade de usinas eólicas no caminho! Ainda mais na semana que a nossa presidente assinou a liberação para a construção da usina de Belo Monte, deixando os índios do Xingu desamparados... Por que não optar por este tipo de solução limpa e abundante?
Passamos pelo centro e escolhemos uma pousada perto da praia (Pousada do Toby), que nos conquistou pela vista do terraço – acho que a melhor vista da cidade, melhor até que a da duna do pôr-do-sol. A vila de Canoa Quebrada também fica em cima de uma falésia e se chega à praia por escadas, assim como na Pipa. A paisagem é igualmente maravilhosa com suas falésias vermelhas, mas a praia é bem mais aberta e propensa à prática de Kitesurf. Também faz parte do visual os “cata-ventos” das usinas eólicas, algo discutível no ponto de vista do impacto no visual versus a funcionalidade e a sustentabilidade. Eu confesso achar interessante, mais pelos benefícios (apesar de ficar sabendo que a energia eólica não beneficia Canoa Quebrada, uma pena!). Ficamos no terraço fotografando o pôr-do-sol e admirando toda aquela paisagem...
À noite, saímos para conhecer a afamada “Broadway”, rua dos bares e restaurantes de Canoa Quebrada. O movimento estava bem fraco, afinal era uma terça-feira, mas ouvimos dizer que os finais de semana são bem agitados por lá. Comemos uma pizza, demos uma volta e voltamos para a pousada, já pensando em acordar cedo amanhã para curtir um pouco da última praia da viagem...