Dormimos a noite toda com barulho de chuva. Tempo virando, nem deu pra tirar muitas fotos na praia de Canavieiras. Mas era como a maioria das praias da Bahia: areia branca, coqueiros, mar azul e de muitooos quilômetros.
Descobrimos ainda que lá foi cenário para a novela Porto dos Milagres, uma pena que não serviu de chamariz para o turismo na cidade. Segundo os moradores com quem conversamos, somente no Reveillón e Carnaval a cidade fica lotada, depois só um pouco na época da pesca do marlin gigante, outra atração a parte na cidade.
Seguimos viagem com intuito de chegar até Itacaré para almoçar e seguir no mesmo dia para Itaparica, que fica próximo ao ferry boat para Salvador, nosso destino no dia seguinte. As estradas estavam muito boas, só que se perde um bom tempo dentro de Ilhéus.
Chegamos em Itacaré um pouco mais de 13h e paramos para almoçar um PF de carne de sol com macaxeira. Por coincidência total, na mesa ao lado, sentaram-se Caneta e Sayonara, casal nativo que havia conhecido em outra viagem a Itacaré. Conversamos e eles nos convenceram a ficar, para que conhecessemos o Boteco & Café da Vila, no casarão restaurado pelo Alan, um outro amigo americano que mora por lá. Quando viemos em Itacaré no início de 2008, a reforma do casarão já era parte dos planos do Alan, que também tem uma fazenda de cacau com um casarão histórico em Taboquinhas, a 30 km de Itacaré. Ficamos curiosos para ver a reforma, já que conhecíamos o estado original do imóvel e resolvemos adiar a ida para o dia seguinte.
Valeu a parada! Alan construiu um casarão estilo colonial, aproveitando um pouco da estrutura original, que estava em péssimas condições de conservação. Pintou de azul claro e branco, construiu um café e um bar com cozinha conjunta e ainda dois apartamentos tipo studio no andar de cima, um deles com direito a deck e vista pro mar. O negócio tem apenas um mês de funcionamento e já é um sucesso na cidade, atraindo não só turistas, mas também nativos e outros moradores de Itacaré. Tem tudo muito bem pensado, muito organizado e executado. Parabéns Alan, nos inspiramos muito com essa visita!
Á noite na pousada, cabeças novamente borbulhantes de idéias criativas para o Terra Patris Atellier Pousada...