Acordamos e seguimos com o costume de conversar com o gerente do hotel sobre nosso projeto hoteispiaui.com.br. Pegamos o carro e fomos procurar a beira rio de Floriano, o cais do rio Parnaíba q dizia ter algumas atrações. Mas não achamos nada de mais rolando (provavelmente por ser de dia) e resolvemos seguir logo a viagem. Floriano é mesmo mais um ponto de parada e descanso na longa viagem até São Raimundo Nonato, nosso próximo destino.
Decidindo a melhor rota de Floriano a São Raimundo
Na dúvida do caminho direto a São Raimundo pela PI-140 (rodovia que sai direto de Floriano) ou por Oeiras, em uma nova estrada que parecia ser bem tranquila. Acabamos optando por passar em Oeiras (via BR-230, PI-143 e BR-020), apesar de mais distante (400 km x 290 km) pois notamos um grande fluxo de caminhões pegando a PI-140 (Floriano - São Raimundo) e também porque queríamos aproveitar a oportunidade e conhecer Oeiras, a primeira capital do estado do Piauí. Além disso, a PI-140 figura na lista das piores estradas do Brasil, portanto achamos melhor desviar dela, mesmo tendo escutado boas referências no posto de combustível.
Observação: depois ficamos sabendo que a rodovia foi recuperada recentemente e que não está tão ruim como imaginávamos, apenas é mais movimentada que a rota que escolhemos.
Parada em Oeiras
Com algumas obras na pista do tipo pare-siga, a estrada BR-230 está um tapete até Oeiras, levamos cerca de 1h20 para chegar lá. Vale lembrar q o Jimny é 1.3 e somos slow drivers.
Chegando lá, não há muitas indicações, mas seguimos o Google Maps (mesmo sem internet ele funciona muito bem como GPS!) e encontramos o centro da cidade. Várias construções históricas, mas algumas meio abandonadas, assim como vemos em Parnaíba. Um mercado público e um camelódromo bagunçam a parte bonita da cidade (a boa notícia é que estão construindo uma estrutura na beira da BR para eles, o que deve melhorar e muito o aspecto do centro histórico).
Aproveitamos e visitamos o hotel e pousada do Cônego, uma casa colonial transformada em pousada charmosa (apesar das duras críticas que aparecem no Trip Advisor).
Mas infelizmente não há muito o que fazer por aqui. Penamos para encontrar um restaurante para almoçar. Acabamos almoçando no La Fornalha, em um posto na BR que leva a Picos. Depois seguimos para São Raimundo pela rota alternativa.
Cortando o caminho até São Raimundo
A estrada PI-143 liga Oeiras até Simplício Mendes (sem nenhum movimento) e depois pegamos a BR-020 até São Raimundo. Ambas as estradas novas e pouco movimentadas. Até o momento, só nos surpreendemos com a condição das estradas no Piauí. Esperávamos estradas esburacadas e sem sinalização, mas o que temos visto é o contrário. E o melhor: sem nenhum pedágio! Definitivamente vale muito a pena viajar de carro pelo Nordeste.
Chegando no município de João Dias, a estrada passa em uma área pertencente ao Parque Nacional da Serra da Capivara. As vistas lindas da Serra e uma parada rápida no mirante, que nos presenteou com uma vista panorâmica da cidade próximo do pôr do sol. Já ficamos felizes em chegar aqui! Finalmente vemos verde e natureza!
Seguimos por mais 30 km para a cidade de São Raimundo Nonato, onde encontramos o Hotel Real. Optamos por ficar lá devido aos reviews no Trip Advisor e também porque não há muitas opções na cidade. O local é bem central, então é possível encontrar restaurantes próximos (o hotel também tem um). Ficamos no quarto e jantamos por lá mesmo, cansados depois de tanta viagem em um só dia.