Muita gente me pergunta se eu crio todas as receitas aqui na pousada. Poderia até dizer que sim, valorizar mais o trabalho, mas não seria honesto com vocês. A verdade é que garimpo muitas receitas na internet e acabo sim dando meu toque pessoal nelas, mas não posso dizer que a receita é minha. Afinal, esse é o trabalho da pessoa que criou a receita, nada mais justo que dar o devido crédito!
A história desse bolo de coco que hoje vou compartilhar com vocês é bem isso. Estava com um monte de coco seco aqui e louca pra fazer um bolo de coco diferente. Fui pra internet e comecei a pesquisar. Geralmente eu fujo dos sites mais tradicionais, como o Tudo Gostoso, pois as receitas são meio sem graça, além do visual e das fotos não colaborarem. E sempre valorizo quando encontro um blog bacana, com boas fotos e feito com o mesmo carinho que passo em minhas receitas. Encontrei a receita do Bolo Mole no blog Rango do Dia, que tem várias receitas ótimas, mas está sem novos posts a um bom tempo. Uma pena, pois as receitas (e o blog) são muito boas e no estilo que eu gosto: práticas e gostosas. Vale a pena dar uma garimpada por lá que tem muita coisa boa!
Depois, fiquei sabendo que essa receita de bolo é bem nordestina e é conhecida no Rio Grande do Norte como Bolo da Moça. Mais um ponto pra ela!
Dado os devidos créditos, vamos à receita!
Bolo Mole de Coco - o Bolo da Moça
Ingredientes
> 1 lata de leite condensado (guarde a lata para medir os demais ingredientes)
> 1 lata de leite
> 1 lata de farinha de trigo
> 1/2 lata + 2 colheres de açúcar
> 1 vidro ou 200ml de leite de coco (eu gosto de fazer meu leite de coco bem grossinho)
> 3 ovos
> 2 colheres de sopa de manteiga
> 50g de coco ralado (ela diz que é opcional, mas eu acho fundamental!)
Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar bem homogêneo.
Passe a massa para uma forma com buraco no meio, pode ser de silicone ou metal (nesse caso, unte e esfarinhe muito bem para não grudar).
Leve ao forno baixo pré-aquecido por 45 a 55 minutos ou até que as bordas estejam douradas e o centro firme.
Espere esfriar para desenformar e decore com lascas de coco seco ou coco ralado.
Dica do Terra Patris!
Esse bolo fica delicioso também gelado!
Ele tem uma consistência de bolo-pudim, firme para comer com a mão, mas molinho e liso como um pudim.