Por que visitar Barra Grande do Piauí?

Barra Grande do Piauí é um vilarejo no litoral cercado de rios que deságuam no mar, criando manguezais de fauna exuberante e cenários paradisíacos.

Próximo ao mar, uma grande lagoa forma condições perfeitas para remar ou velejar por águas calmas numa paisagem única.

Em Barra Grande é possível encontrar berçários naturais de pássaros e cavalos marinhos, a presença de peixes-boi, ótima gastronomia, o sol sempre presente e os ventos perfeitos para velejo, especialmente o Kitesurf.

A temporada de ventos inicia em Julho e vai até o final de Janeiro. Em Outubro e Novembro, a velocidade costuma passar dos 30 nós ao cair da tarde, deixando o calor do sol imperceptível e o velejo nas águas mornas em condições perfeitas.

Barra Grande começou seu turismo após ser descoberta por velejadores do Kite Surfing no imenso litoral brasileiro.

O estado do Piauí demorou para ser associado como destino turístico no litoral brasileiro. Porém, com o passar dos anos e a excessiva divulgação do restante do litoral, em especial o nordestino, o Piauí começou a surgir no circuito dos viajantes em busca de sossego, belas paisagens e contato com a natureza.

Barra Grande é uma praia do município de Cajueiro da Praia, localizada a 332 km da capital Teresina e a 78 km da cidade de Parnaíba, a segunda maior do estado. Não é fácil se perder no litoral do Piauí, já que o mesmo tem apenas 66 km de extensão.

Ponto central da Rota das Emoções (que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses), Barra Grande é um ótimo ponto de parada para os aventureiros que decidem explorar esta rota.

 Ponto central da Rota das Emoções (que liga Jericoacoara aos Lençóis Maranhenses), Barra Grande é um ótimo ponto de parada para os aventureiros que decidem explorar esta rota.

O Kitesurf é o esporte mais em evidência, devido à abundância dos ventos constantes e pela posição paralela à praia (Side on shore). Por essas características, Barra Grande também é considerada uma das melhores praias tanto para os profissionais quanto para os iniciantes. Existem algumas escolas de Kite espalhadas pela cidade.

Não é a toa que nos apaixonamos por este pequeno espaço de litoral inexplorado e resolvemos construir aqui o Terra Patris! Atellier Pousada.

O que fazer em Barra Grande

Durante o dia

O mais indicado é almoçar ou beliscar em uma das barracas de praia, apreciando a vista do mar. Há alguns restaurantes na praça da Igreja e na rua Principal que abrem neste período também. Para quem gosta de esportes, vale experimentar algumas das possibilidades da vila.

Durante a noite:

Ir ao centro noturno de Barra Grande. Não é o centro da vila propriamente dito, mas a área de restaurantes, bares e lojas charmosos, que abrem nos finais de tarde. Não faltam opções para escolher para jantar ou tomar um drink! Apenas preste atenção ao horário: a maioria dos estabelecimentos fecha a cozinha às 22:30!

Caso vá na baixa temporada (após o Carnaval, até o final de Maio), previna-se: a maioria dos estabelecimentos estará fechada durante a semana.

Passeios

Passeio do Cavalo Marinho e Lagoa do Mangue:

Passeio feito pela Associação dos Condutores de Turismo de Barra Grande, PI (Barratur) em um barco pelo mangue passando até o estuário do Cavalo Marinho.

Você pode agendar seu passeio diretamente na sede da Barratur (ao lado da Padaria na praça da Igreja) ou pelo WhatsApp (86) 99997-8850.

Coroa de Iemanjá

Na maré baixa, é possível caminhar mar adentro para a Coroa de Iemanjá, uma faixa de areia exposta. Esta formação de pedras em forma de coroa só aparece com a descida da maré e proporciona uma vista especial de Barra Grande. Não há necessidade de guia.

Peixe Boi em Cajueiro da Praia

Um passeio tranquilo, feito sempre pela manhã, para evitar o sol forte. Saída de barco da praia do Itam, rumo ao mirante do Peixe Boi, localizado no meio do rio Timonha e depois um passeio pelo mangue, onde é possível (com sorte!) avistar os animais em seu habitat natural.

Você pode agendar seu passeio com o Marcos Cazuza pelo WhatsApp (86) 98178-1928.

Nos arredores de Barra Grande

​Além de Barra Grande, dependendo de quantos dias você dispõe, é possível conhecer outros destinos nas proximidades.

  • Cajueiro da Praia: a cidade da qual Barra Grande faz parte, também tem seus encantos. Aproveite um dia de sol e dirija os 8 km até a praia de Cajueiro, parando de praia e praia para admirar as belezas. Termine o passeio passando pra conhecer o Cajueiro Rei, atualmente a maior árvore frutífera do mundo. Pra ajudar no seu roteiro, veja nossas dicas de Cajueiro da Praia.
  • Luís Correia e suas praias: um dia diferente e muitas praias para conhecer. Se estiver de carro, vale a pena fazer um dia de passeios pelas praias da cidade vizinha. Demos várias dicas das praias de Luís Correia em nosso blog e também no Praias do Piauí.
  • Delta do Rio Parnaíba: o maior delta do continente americano, também chamado de Delta das Américas, é o tipo de passeio imperdível para quem visita o Piauí. Não deixe de fazer! Temos no nosso blog várias dicas de passeios no Delta, para que o seu seja perfeito!
  • Praia da Pedra do Sal: única praia da cidade de Parnaíba, de um pôr do sol incrível, vale a parada antes do passeio do Delta, já que ela fica bem próxima do Porto dos Tatus.
  • Parque Nacional de Sete Cidades: um dos menores parques do Brasil, com belas paisagens e inscrições rupestres, fica no meio do caminho entre Teresina e Barra Grande. Se estiver vindo por esse caminho, vale muito a parada! Em nosso blog, falamos tudo sobre o Parque Nacional de Sete Cidades.
  • Jericoacoara: a famosa vila de pescadores fica pertinho de Barra Grande. Se você não tiver tempo, dá até pra fazer um bate e volta estando aqui. Veja mais dicas de Jeri no nosso blog.
  • Serra da Ibiapaba (CE): a serra, antigamente parte do estado do Piauí (foi feita uma "troca" com o Estado do Ceará pelo litoral), abriga um clima totalmente diferente. Se tiver alguns dias, vale a pena ver se não se encaixa no seu roteiro. Nós fomos e contamos nossa experiência na Serra da Ibiapaba no nosso blog também.
  • Lençóis Maranhenses: se você estiver visitando Barra Grande entre Maio e Setembro, recomendamos que aproveite a viagem e inclua alguns dias nos Lençóis no seu roteiro. A gente fala da linda vila de Atins e das nossas dicas gerais dos Lençóis (e do Maranhão!) em vários posts.

Esportes

Kitesurf

Para os já experientes ou iniciantes, há diversas escolas e as condições perfeitas para velejar ou aprender. Se tiver pelo menos 5 dias de estadia em Barra Grande, não deixe de fazer o curso (você vai se arrepender de não ter feito no final da viagem).

* Não deixe de velejar na boca do Mangue (lagoa). É possível agendar uma carroça para te levar ou buscar, caso não queira fazer 1 hora de caminhada ou 20 minutos de downwind ou ainda 45 minutos de upwind.

* Agende com um grupo para descer até as praias de Luís Correia. Para a volta, atenção: não há ônibus ligando as cidades, portanto é sempre necessário um carro de apoio para busca-los no ponto final do downwind.

Quando vir a Barra Grande para fazer kitesurf?

> Os ventos sopram com mais intensidade entre Agosto e Janeiro.

S.U.P. e Caiaque

 Sem vento, é possível alugar uma prancha ou caiaque e praticar no mar. Se estiver ventando, o mais indicado seria fazer um passeio no mangue.

Para agendar seu passeio, procure as agências especializadas:

* Marés Eco Tour: procure a Marissa na loja no Complexo da Ora ou pelo WhatsApp (86)

* BRZ Adventure: com o Márcio pelo WhatsApp (86) 99446-3222.

Assista abaixo um vídeo feito por nós em um tour de caiaque pelo mangue!

Fat bike (bicicleta especial para areia)

Novo esporte do momento em Barra Grande, a fat bike é uma bicicleta de pneus mais largos, que tornam a pedalada algo possível nas areias fofas da praia e a vila.

A WindWay tours faz passeios guiados de fat bike em Barra Grande. Para agendar o seu, entre em contato pelo WhatsApp (86) 99853-0099 ou pelo e-mail windwaytours@gmail.com.

Caminhadas

É possível percorrer a praia toda a pé, preferencialmente na maré baixa, quando fica mais firme. À esquerda do vilarejo (sentido oeste), a caminhada leva até a ponta da praia, de onde é possível avistar a praia de Macapá, passando pelo mangue e a lagoa. À direita do vilarejo (sentido leste), fica a praia da Barrinha, uma caminhada solitária pela parte da praia quase deserta.
Os trechos na praia pode ser feito sem guia. Para trilhas diferenciadas, a WindWay Tours também conta com algumas opções.

Abaixo vocês podem ver uma filmagem de drone de todas essas belezas vistas lá de cima!

Aulas particulares

​Para quem não quer ficar longe das suas práticas habituais ou ainda deseja ter acompanhamento individualizado, há algumas opções em Barra Grande.

* Pilates: professora Leona Kaya, na WindWay Tours pelo WhatsApp (86) 99853-0099.

* Yoga: Marie Jo, na KiteBliss Yoga & Kiteboarding pelo WhatsApp (86) 98175-4714

* Técnicas de Kitesurfing (intermediário e avançado): Reynaldo Torres, também no KiteBliss.

Relaxamento & Beleza

Depois de muito esporte ou até mesmo para quem veio a Barra Grande com objetivo único de relaxar e descansar, também há a possibilidade de fazer uma massagem ou um tratamento de beleza.

* Essência Brasileira: loja de cosméticos naturais e massagem. Fica na rua Principal de Barra Grande, próxima à Farmácia São José. Para agendar sua massagem, preencha o quadro na porta da loja ou fale com a Marilu pelo WhatsApp (86) 99926-9519.

* Espaço Mandala​: localizado dentro do Complexo da Ora, atrás do Bar Grande. Massagem, limpeza de pele, depilação e outros tratamentos com a Rose. Agende seu horário diretamente com ela pelo WhatsApp (86) 99960-5241.

* Manicure e pedicure: agendando com antecedência, a manicure pode vir fazer suas unhas na pousada. Fale com a gente durante sua estadia no Terra Patris!

Você está visualizando atualmente Por que visitar Barra Grande do Piauí?