As carnaúbas

Pra quem não conhece, são árvores típicas do semi-árido nordestino, conhecidas como árvore da vida, devido à infinidade de usos oferecidos desde a raiz até as folhas, além do uso medicinal e cosmético. Estas árvores existem em abundância no litoral do Piauí e, não poderia deixar de ser, temos diversas carnaúbas nativas em nosso terreno, futuro local das instalações do Terra Patris Ateliê-Pousada.

A função das carnaúbas nas planícies aluviais do estado é a manutenção do equilíbrio ecológico da região, conservando solo, fauna, cursos d'água e mananciais. Infelizmente o desmatamento já atingiu este ecossistema e hoje em dia a retirada de carnaúbas de seus locais está proibida pelo IBAMA, visando a conservação desta espécie tão característica do nosso Nordeste.

Ou seja, independentemente do projeto, as carnaúbas do nosso terreno teriam que ser mantidas. Isso é ótimo pensando no quesito sustentabilidade que será um dos motins do Ateliê-Pousada mas quando fomos integrar o projeto arquitetônico à planta referencial das árvores (aliás, o plano altimétrico e de vegatação chegou hoje!)...

A notícia não foi tão boa!

Um pequeno bosque de carnaúbas localizado bem em cima da planta de nossa casa... E agora? Vamos ter que mudar o projeto... O arquiteto foi comunicado e agora está pensando nas alternativas...

Quem disse que ia ser fácil! Mas tudo vale a pena, vendo estas carnaúbas lindas que, depois, vão contribuir (e muito!) com o paisagismo do Terra Patris Ateliê-Pousada. Logo mais teremos um novo projeto!

Para saber mais sobra as carnaúbas... Clique aqui (Wikipédia).