O plano original para hoje era chegar até Pernambuco. Saímos cedo com destino ao 6o. estado da viagem. Mas, como nesta viagem a gente nunca sabe onde vai estar no final do dia... os planos mudaram na hora do almoço!
Fizemos um caminho alternativo para o norte do estado de Alagoas. O mais comum seria chegar em Maceió e rumar à BR-101, que faz a ligação entre quase todas as capitais do Nordeste. Mas estamos cansados de BR's cheias de caminhões e buracos causados por eles, principalmente em um sábado. Fizemos uma rota alternativa, passando pelas praias do norte de Maceió e pegando uma balsa em Porto da Rua. Uma balsa bem diferente daquela que leva carros em Porto Seguro - BA ou em Ilhabela - SP. Uma "mini" balsa podemos dizer, já que nela só couberam 3 motos, um caminhãozinho de sorvete e dois carros. Que medo! E na saída... tem que sair de ré! Nossa, sem dúvida o momento mais perigoso da viagem!
Mas depois da balsa o visual vale muito a pena... Chegando a Japaratinga, descobrimos que o local abriga a "Rota Ecológica", nova rota do turismo em Alagoas, com belas e desertas praias, pousadas e restaurantes charmosos. Só de passar já dava pra ver que alguém já havia tido uma visão do futuro naquela região. (Depois ficamos sabendo ao ler uma revista da GOL que o local foi "descoberto" por um casal de brasileiros que passou a investir na região, que hoje conta com outros investidores franceses e portugueses).
Paramos para o almoço em Maragogi, local famoso em Alagoas pelas piscinas naturais e o mergulho. Ao procurar um restaurante, primeiro nos era oferecido um passeio e depois o cardápio era mostrado. Estranho! Os passeios devem ser a maior fonte de renda por aqui, pensamos. Depois do garçom exaltar as maravlhas de Maragogi, mudamos de idéia mais uma vez e resolvemos pedir uma cerveja para ficarmos e fazermos o passeio no dia seguinte. Com a mudança de planos para o fim da viagem, tínhamos uma folga no cronograma e ficar não seria uma má idéia. Almoçamos lagosta fresquinha no restaurante Frutos do Mar e já acertamos o passeio para o dia seguinte logo cedo.
Encontramos sem muita demora um hotel (Areias Belas) e ficamos sabendo que, como a Lua está minguante, a maré estaria muito alta para conseguir chegar às famosas piscinas naturais de Maragogi e que o passeio que marcamos provavelmente nos levaria até Barra Grande (ela de novo, mas do Alagoas) e a outras piscinas não tão maravilhosas. Ficamos um pouco decepcionados, mas depois acabamos nos conformando, pois não tínhamos tempo para ficar esperando a maré baixar.
Fim de tarde, caminhamos pela areia e conversamos sobre como é realmente gratificante poder viver na praia e desfrutar de momentos tão simples como um pôr do sol... Essa viagem só nos deu mais certeza de que tomamos a decisão correta e a cada dia temos mais força para seguir em frente com o projeto!
Agora é dormir, porque amanhã o passeio é às 7 horas!