Dia 10 - Alagoas à vista! (Aracaju SE > Praia do Francês AL)

Acordamos em Aracaju e aproveitamos um pouco da manhã para resolver alguns assuntos pela internet, já que a conexão tende a piorar conforme subimos o Brasil. O destino de hoje já era certo, vamos para o estado de Alagoas!

Resolvemos seguir pelo caminho de ontem, subindo pelo litoral. Desta vez de tanque cheio e sem intenção de parar nas praias do Sergipe. A viagem foi tranqüila, as estradas passando por pequenas vilas e muitas lombadas. A estrada segue margeando o litoral somente até Pirambu, dali já é necessário seguir por dentro. Como será o restante do litoral do Sergipe? Com certeza bastante selvagem...

Logo estávamos na divisa com o estado de Alagoas. Pegamos a saída para Penedo (AL) propositalmente, pois a bisavó do Marco nasceu lá e resolvemos almoçar pela cidade. Uma cidadezinha com diversas construções históricas e margeada pelo Rio São Francisco, inclusive é possível visitar a foz do mesmo rio por lá. Infelizmente ainda tínhamos muita estrada pela frente e seguimos viagem, mas valeu o momento "de volta às origens" e o almoço caseiro delicioso!

A partir de Penedo ficou mais fácil ver as praias e o mar, mesmo de dentro do carro, o que tornou a viagem de hoje muito agradável. Já tínhamos como destino para a parada de hoje a Praia do Francês, que fica no município de Marechal Deodoro, um pouco antes da capital Maceió. Nossa idéia é continuar evitando as capitais, onde é muito mais difícil encontrar pousadas e vagas.

Um pouco antes de chegarmos à Marechal Deodoro, demos uma passada na Praia do Gunga, considerada uma das mais lindas de Alagoas. E é verdade... A praia fica bem no encontro de um rio com o mar, proprocionando uma vista exuberante, ainda mais no final da tarde. Além disso, ainda tem dunas e falésias. Descemos para fazer algumas fotos e filmagens e só não ficamos porque a Praia do Gunga não tem pousadas ou hotéis. Uma pena!

Não precisamos andar muito para chegar à Praia do Francês. Chegamos e já fomos conferir a praia que é linda, enorme, de areia branquinha... O movimento estava bem baixo, contando que era uma sexta-feira! Mas pra gente melhor! Demos uma olhada em algumas pousadas e acabamos escolhendo a Ecos do Mar.

À noite demos aquela voltinha pra conhecer a cidade e estava bem vazia mesmo... A maioria dos restaurantes vazios, nada aberto perto da praia, um dia típico de baixa temporada mesmo, apesar do calor e bom tempo. Paramos para jantar no Armazém Brasil e conversando com a dona-atendente, percebemos que ela não era dali (o "uai" dedurou que ela era de Minas!). Acabamos terminando a noite batendo um papo com ela e uns amigos dela da Bahia, que estavam no Francês a um tempo tentando levar a vida. Contamos de Barra Grande, entregamos cartões e agora quem sabe teremos mais moradores e investidores na nossa querida Barra Grande!

Voltando para a pousada, vimos um ônibus cheio de cariocas, que também estavam instalados ali e fazendo um churrasco... Nossa, a noite vai ser longa!