Pão de queijo é uma das maravilhas da culinária brasileira, não tem como não gostar. Mesmo os estrangeiros, que, muitas vezes são avessos à tapioca, adoram esse pãozinho!
Mas alto lá: pão de queijo aqui no Terra Patris é pão de QUEIJO mesmo. Nada daquele pão de posto, polvilhento, esfarelento e sem gosto. A nossa receita capricha nos queijos, o que faz nosso pão de queijo ficar assim: amarelinho e muito, mas muito saboroso!
A receita é uma combinação de ingredientes que eu cheguei após muitos testes. A receita original é da minha avó, que era famosa pelos seus pães de queijo lá no interior de São Paulo, mas eu fui adaptando a nossa realidade e aos queijos que encontramos por aqui. A minha combinação preferida leva 3 tipos de queijo, por isso o nome do Pão de 3 Queijos.
Pão de 3 Queijos
Ingredientes
> 1 litro de leite
> 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
> 1 colher (chá) de sal marinho
> 1 kg de polvilho (eu uso metade do azedo e metade do doce)
> 1 peça de ricota de 400g (mais ou menos)
> 100g de queijo parmesão ralado (de saquinho ou de peça)
> 250g de queijo coalho ralado
Modo de Preparo
Leve para aquecer em fogo baixo o leite, a manteiga e o sal. Quando levantar fervura, desligue para não talhar.
Em uma vasilha a parte, misture os dois tipos de polvilho e escalde a misturea com o leite quente. Misture bem com uma colher de pau e deixe esfriar antes de prosseguir com a receita.
Depois de frio, adicione a ricota amassada e comece a sovar a massa. Vá adicionando o queijo parmesão e coalho aos poucos, sempre amassando bem a massa, até que ela fique lisa.
Faça bolinhas to tamanho que desejar e asse em forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.
Dicas para o pão de queijo perfeito:
* A mistura de polvilhos doce e azedo confere um pão de queijo, ao mesmo tempo, aerado e macio. Vale a pena utilizar a mistura!
* A dica básica é usar muito queijo mesmo. Capriche! Você pode até experimentar usar gorgonzola ou provolone para um pão de queijo mais com cara de lanche da tarde ou aperitivo.
* Você também pode congelar as bolinhas em uma forma por cerca de 6 horas. Depois é só guardar em uma vasilha ou saco plástico no congelador por até 3 meses. Quando quiser comer, basta pré-aquecer o forno e levar as bolinhas (congeladas mesmo) para asa por cerca de 1 hora.
Dica do Terra Patris!
- A ricota, se estiver bem molhadinha, dispensa o uso de ovos na receita.
- Caso você note que a massa está muito seca, pode adicionar um ovo ou algumas colheres de requeijão para conseguir modelar os pãezinhos.
- Caso não tenha a ricota, use 2 ovos.