Cajueiro da Praia

2a14beb1aee2d71c6fecb12f25c690f7_XL.jpg

Nem só de Barra Grande vive o Piauí!

Tá bom que escolhemos Barra Grande como o local ideal para o Terra Patris, mas não podemos deixar de ressaltar as demais belezas da região. O litoral pode ser pequeno, mas os atrativos são muitos.

Com um pouco de disposição e um carro (ou uma bike se você for dos esportes) é possível conhecer o resto do litoral no tempo que você tiver disponível.

São apenas 8 km que separam Barra Grande da sede Cajueiro da Praia!

Cajueiro da Praia

Escolhi começar por Cajueiro da Praia, que é a cidade a qual Barra Grande pertence. Pois é, tem muita gente que fala de Barra Grande como se fosse uma praia independente, mas é apenas a última praia do município, na divisa com Luis Correia.

Cajueiro da Praia tem mais outras cinco praias que valem a visita!

Roteiro Barra Grande - Cajueiro

Começando a viagem de Barra Grande, uma estrada de paralelepípedos paralela ao mar leva à área central de Cajueiro e passa por todas a praias da cidade. São 8 km de estrada que reservam lindas paisagens (pode ficar com a máquina fotográfica a postos), portanto vá devagar, aproveitando a vista e curtindo o vento.

Barrinha

Divisa Barra Grande Piauí com BarrinhaLogo nos primeiros quilômetros, a estrada passa por cima do rio São Miguel, que faz divisa entre as praias de Barra Grande e Barrinha. Ali são cultivadas ostras pelos moradores da comunidade e a água é limpa e cristalina. É possível avistar o encontro do rio com o mar pela ponte, dependendo das condições da maré. A vila da Barrinha é o local de moradia de muitos nativos, mas nem por isso deixa de ser charmosa, com suas casinhas coloridas, algumas pintadas com flores de uma artesã local. A praia tem muitas pedras, o que dificulta a prática de esportes, mas é ótima para caminhadas, principalmente na maré baixa. Há algumas barracas de praia, mas tudo bem rústico e local.

Ponta do Sardim

Seguindo pela estrada, ao término do vilarejo da Barrinha, avista-se uma das mais belas vistas do litoral piauiense: a Ponta do Sardim. Coqueiros, areia branca e mar de cor verde. Precisa de mais alguma coisa pra já ter idéia que é o paraíso?

Precisa: o local ainda é desconhecido e deserto, apesar do seu fácil acesso. Pode-se passar o dia na faixa de areia sem sequer avistar uma alma (talvez um pescador ou outro). Toda tranquilidade é porque a praia não tem barracas nem vendedores ambulantes. Para passar o dia por lá, recomendamos que leve um lanche e bebidas! Outra opção é fazer o trajeto Ponta do Sardim até a praia do centro de Cajueiro pela praia, a pé ou de bicicleta, sempre na maré baixa. O visual é incrível!

Morro Branco

Mas quem quiser pode continuar a viagem pela mesma estrada de paralelepípedos. A próxima praia é o Morro Branco, nome que vem das areias brancas da praia e da duna do lado da estrada. Nessa praia, curiosamente, encontra-se também um cemitério a beira-mar. A primeira vista pode parecer estranho, mas a paz que o local transmite faz mudar de idéia rapidinho.

Cajueiro da Praia

O fim da estrada chega até uma rotatória, entrada oficial da cidade de Cajueiro da Praia. Seguindo à direita, a estrada leva à Parnaíba. Mas vamos virar à esquerda: ainda temos mais praias para conhecer na cidade!

Agora a estrada passa por dentro da vila: muitas casas de nativos, alguns pontos comerciais, órgãos públicos. É uma boa idéia da vida de um nativo no Piauí, que vive calmamente mesmo na cidade, com sua cadeira na porta de casa, observando o movimento da rua.

praia de cajueiro da praiaA praia do Cajueiro fica à esquerda da rua principal da cidade, qualquer uma das ruas que virem neste sentido darão acesso à praia. Uma praia rústica, frequentada principalmente por pescadores e por seus barcos, estacionados no mar. Coqueiros e areia mais escura fecham o visual da praia pacata, também de poucos turistas.

Na ponta da praia está localizado o Centro de Pesquisas do Peixe-Boi, projeto do Ibama com sede em Cajueiro da Praia. Infelizmente ainda não existe uma estrutura para receber o turista com informações sobre o animal, ameaçado de extinção. É possível acompanhar os pesquisadores nas visitas de observação ao mirante, localizado no meio do rio, mas é necessário conversar com eles antes para saber a disponibilidade de vagas e dias. Também existe um passeio (pago) que pode ser feito com um guia de Cajueiro da Praia, ainda não oficial, já que avistar um Peixe Boi demanda de um pouco de sorte (não é sempre que é possível vê-los).

Itam

A partir da praia do Cajueiro é possível seguir pela Trilha do Barbaço, caminho pela praia que leva à última praia do município: a praia do Itam. Uma praia à beira do Rio Timonha, que faz divisa entre os estados do Ceará e Piauí. Uma praia de pescadores também, de areia grossa com muitas conchas. É possível acessar de carro também, seguindo pelo calçamento e entrando na estrada de piçarra à esquerda. Na praia do Itam, está localizado o maior cajueiro do mundo, impossível de não ver estando por lá. A paisagem é a Baía dos Remédios, do estado vizinho.

praia do itam cajueiro da praia piauiDepois deste tour em Cajueiro, é hora de voltar para Barra Grande. Dependendo do tempo de cada parada, você pode fazer o trajeto completo em cerca de uma hora (contando com a volta!). Vale ou não vale a pena? Depois de conhecer este pedacinho ainda deserto do litoral, você vai dizer que vale!

 (*) Quer mais? Acesse o site www.praiasdopiaui.com.br para fotos, vídeos e dicas do litoral!

 

 

{m4v}85{/m4v}

Você está visualizando atualmente Cajueiro da Praia